Acerca de

CAROLINE PINTO PAIVA
Psicóloga - CRP 17/6153
Sou Caroline Pinto, Psicóloga com ênfase clínica, mas sempre aberta aos diálogos e à transdiciplinaridade.
Minha trajetória iniciou na graduação de Psicologia, onde tive acesso a uma gama de conhecimentos teóricos e práticos. Vivenciei experiências diversas que carrego comigo e, hoje, integram a minha prática profissional. Conto abaixo como foi sentir o que me faz sentido.
Transitei pela Psicologia Hospitalar e Psico-oncologia, na qual aprendi um novo olhar perante a vida e a morte, a esperança e a dor. Afinal, como diz Luís Fernando Veríssimo: "Embora quem quase morre esteja vivo; quem quase vive, já morreu”.
Passeei pelos caminhos de Reich, criador da Psicologia Corporal. Aqui pude extrair a potência da vida e da unidade que somos a partir de corpo e mente, compreendendo a expressividade do corpo também como ferramenta de comunicação.
Desfrutei da presença e do encontro que as Intervenções em Grupos promovem. Dessa maneira, descobri que a melhor forma de lidar com o inesperado e a imprevisibilidade do ser humano é apostar na escuta das entrelinhas e no acolhimento do que nos é mais íntimo.
Encontrei força nos estudos da Psicologia Social para sobre(viver) às estruturas da sociedade e, mais do que nunca, (des)construir os meus saberes (ou o que eu acreditava saber).
Estive no território do brincar e entendi que, certamente, a imaginação e a criatividade seriam recursos fundamentais para o meu fazer, pois a experiência da Ludoterapia, não só com o público infantil, é a representatividade do movimento dialético entre o nosso interno e o externo.
Descobri que o amparo é o maior de todos os conselhos para aquelas que são o início da vida. Então, dedico-me ao aprofundamento das questões da Psicologia Perinatal e da Parentalidade.
Enfim, me reconheci, após muito negar, enquanto analista e busco desbravar o inconsciente com base na Psicanálise. Perspectiva essa, que me apresentou a Winnicott, teórico que me encanta a cada leitura por seu trabalho de descrever a natureza humana e os efeitos terapêuticos das relações.
Assim, experienciei rumos diferentes e fiz um rico percurso até aqui, o que me permitiu construir um clínica permeada de acolhimento, ética do cuidado, leitura de mundo, criatividade, sustentação e compromisso com a escuta respeitosa.
Atualmente, atendo crianças, adolescentes e adultos nas modalidades online e presencial. Para além disso, busco estar imersa aos estudos, livros e encontros que engrandecem a minha (eterna) formação.
